//
you're reading...
Linux

Wireless no Squeeze

Olá pessoal. Sou um usuário Linux e tenho gostado bastante da distribuição Debian. Vou aproveitar a eminência do lançamento da nova versão, codiname Squeeze, para começar uma “maratona” de testes nesta distribuição, incluindo a instalação de diversos serviços e ferramentas. Para começo de conversa, vou mostrar como configurar uma rede sem fio com segurança habilitada (WPA/WPA2) a partir de uma instalação feita com apenas o Disco 1.

O primeiro disco do Debian tem entre seus pacotes dois especialmente importantes para redes wireless, que são:

  • wpasupplicant – suporte cliente para as tecnologias WPA e WPA2.
  • wireless-tools – ferramentas para trabalhar com wireless no Linux.

Portanto, para a instalação de tais pacotes, como constam no primeiro disco, basta inseri-lo em seu drive de CD-ROM e digitar os seguintes comandos:

# aptitude install wpasupplicant wireless-tools

Após este procedimento, vamos levantar a interface de rede sem fio. Sua identificação no Linux normalmente é wlan0, mas para confirmar se sua interface está instalada corretamente, utilize o comando:

# ifconfig -a

E, para levantar a interface:

# ifconfig wlan0 up

Bom, agora precisamos saber o nome exato da sua rede (o nome da rede sem fio chama-se SSID). Para tanto, podemos escanear as redes disponíveis com o comando:

# iwlist wlan0 scan

Busque nos resultados o SSID para a rede desejada e anote-o em um papel qualquer. O passo seguinte é configurar o arquivo /etc/network/interfaces. Adicione as seguintes linhas ao final do referido arquivo:

iface wlan0 inet dhcp
        wpa-driver wext
        wpa-conf /etc/wpa_supplicant.conf
auto wlan0

Como pode-se ver, deixamos as configurações da segurança da rede sem fio para o arquivo /etc/wpa_supplicant.conf. Não vamos editá-lo manualmente, o que poderia ser feito sem problemas. Utilizaremos o comando wpa_passphrase como mostrado a seguir, lembrando que SSID da rede é o nome da sua rede e a chave WPA é a senha da sua rede:

# wpa_passphrase "SSID_DA_SUA_REDE" "CHAVE_WPA" > /etc/wpa_supplicant.conf

Caso você prefira editar o arquivo /etc/wpa_supplicant.conf manualmente, adicione o seguinte código ao arquivo em questão:

network={
    ssid="SSID_DA_SUA_REDE"
    psk="CHAVE_WPA"
}

Pronto, está praticamente operante! Agora basta reiniciar a rede e apartir deste momento cada vez que você reiniciar o computador sua rede sem fios será automaticamente configurada. Para reiniciar a rede utilize:

# /etc/init.d/networking restart

Quando estiver com a Internet funcionando, uma boa ideia é instalar um gerenciador de redes com interface gráfica de usuário (GUI). Um que eu recomendo é o wicd (http://wicd.sourceforge.net/).

Um abraço!

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário